Morro da Catumbela , o livro

Depois de uma longa ausência provocada por diversos impedimentos que me limitaram as viagens por Angola e consequentemente a possibilidade de aqui mostrar mais outros locais interessantes, voltei hoje para mostrar um livro que realizei sobre o Morro da Catumbela.

Já publiquei aqui diversas fotografias sobre o morro e suas gentes.

Em diversas subidas ao morro para fotografar pude constatar uma realidade que me surpreendeu porque não fazia ideia da forma como socialmente esta gente se organizou num local aparentemente caótico e sem grandes condições.

De conversa em conversa fui falando com as pessoas no local, desde simples e desconhecidos habitantes do morro até ao Soba do bairro Alto Nível, passando pelo padre responsável pela Missão Católica, e muitos outros, onde pude melhor perceber como vivem, ou melhor, como sobrevivem estas gentes e sobretudo como decorrem as suas vidas neste local tão cheio de contradições.

No livro tento mostrar que o morro não é tão bonito como se vê à noite nem tão caótico e desorganizado como parece ser durante o dia quando de longe olhamos para ele a partir da estrada principal que passa em baixo do morro.

De notar que vivem nestes morros circundantes do Lobito talvez 300.000 pessoas…

Muitas das fotos já foram publicadas aqui em artigos no blog.

Adicionei uns desenhos para ilustrar melhor o conteúdo do livro.

Clicar AQUI para poder ler o livro.

Sem Título

Benguela, Julho 2020

 

4 thoughts on “Morro da Catumbela , o livro

  1. Testemunho honesto, lúcido e solidário dessas gentes que na precariedade conjungam esforços para o bem comum, dividindo…
    Complementado com as belissimas fotos que já nos habituou.
    Continue sempre.

    Gostar

  2. Maravilhoso! Agradeço a si por me ter levado a conhecer um pouco deste local, que ainda hoje está tão vivo na minha memória. Haverá alguma hipótese de ter o livro em versão impressa?
    Já me tinha questionado pela sua ausência, um prazer voltar a ler e ver as suas fotografias.

    Gostar

    1. Olá Eleonora
      Este é o primeiro de outros (pelo menos) dois livros que vou mostrar aqui no blog.
      O próximo é sobre Benguela e depois será sobre o Namibe e o parque Iona… estes serão uma compilação dos diversos artigos aqui publicados.
      Sobre o livro impresso devo informar que não existe a não ser os exemplares que imprimi num site da especialidade na Alemanha e que realizei na altura para oferecer à minha senhora e aos meus filhos.

      Gostar

Deixe um comentário